Faculdade e Dicas

Medo de seminário ?

Medo de falar em público é um medo muito comum, todo mundo tem medo de errar na hora ou de falar algo que não tem sentido e as pessoas te olharem com aquele olhar que a gente entende bem. Mas é essencial saber que o medo de falar em público é completamente comum e principalmente no curso de direito precisos aos poucos nos afastando dele, não de uma hora para a outra. A poucos dias atrás tive meu primeiro seminário e sou suspeita para falar, já as eu morro de vergonha e medo de errar na hora, e observando não só a minha apresentação mas também os dos outros consegui notar que a maioria deles tinham uma certa dificuldade em conseguir falar com clareza lá na frente, alguns falavam muito baixo, outros muito rápido e ouros até muito devagar. Mas o ponto é, se você achava que falar bem em público é um pré requisito para um estudante de direito estava muito enganado, porque isso é algo que pode te auxiliar muito diante ou curso ou você acaba aprendendo, não tem aonde fugir. Mas aqui eu juntei algumas dicas para vocês que vão fazer seu primeiro seminário universitário.

1- Entenda seu corpo

Você precisa saber o que pode ou não fazer na hora do nervosismo, como por exemplo, conheço pessoas que não podem comer nada porque acabam colocando tudo para fora e outras que precisam comer bastante antes de qualquer apresentação e no meu caso eu preciso beber água e ir no banheiro um pouco antes e molhar as mãos, estranho né ? mas ajuda.

2- Respiração

Controle sua respiração e tente se acalmar, faça uma contagem na sua cabeça e respire seguindo ela.

3- Desabafe com alguém

Para mim isso ajuda muito, assumir que estou nervosa, falar com as pessoas sobre isso e demonstrar é bem melhor do que guardar e fingir que não se passa nada.

4- Não foque no rosto das pessoas

Na hora de explicar tente não ficar tanto nas expressões faciais dos outros, pois pode acontecer de alguém soltar um riso ou algo do tipo que pode desmoronar sua apresentação, então olhe de forma rápida para as pessoas mudando constantemente de olhar ou até olhe para a parede mas também não muito porque pode parecer estranho.

5- Estude muito antes

A melhor forma de ir fazer um seminário é estando craque em tudo sobre o assunto e estando preparado para qualquer pergunta, afinal quando não sabemos sobre o assunto fica mais difícil de falar sobre não é ? Então estude de maneira moderada, respeite seus limites e vá preparado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s