Filosofia

Momento Filosófico| Empirismo, Racionalismo e Kant

Um dos assuntos que eu mais gosto de falar é sobre os movimentos filosóficos chamados de empirismo e racionalismo. Antes de começar a falar sobre essas correntes filosóficas é importante falar sobre o momento que ele está inserido e um pouco antes. Tudo começou na filosofia renascentista que foi basicamente o momento da filosofia onde se dava esse nome por quererem trazer elementos clássicos da filosofia (Sócrates, Aristóteles e Platão) para aquele momento, então esses elementos não foram trazidos apenas na filosofia mas também na arte e muitos outros âmbitos, o pensamento que prevalecia na época era o teocentrismo (Deus no centro de tudo), ou seja para todas as explicações por mais simples que seja colocavam dogmas e explicações cristãs no meio e a partir da filosofia renascentista que fica entre idade média e o iluminismo começaram a pensar mais no antropocentrismo (O ser humano no centro de tudo), ou seja, o racionalismo estava criando forças, como forma de dizer que o ser humano era capaz de explicar as coisas sem o uso de pensamentos cristãos (São Tomas de Aquino e Santo Agostinho) com o uso da razão que se ascendeu ainda mais no Iluminismo.

Basicamente o objetivo principal era a procura do conhecimento verdadeiro, e para isso tinha “duas formas de pensar” que não eram tachadas na época mas com o tempo foram separadas e nomeadas. O racionalismo diz que para atingir o conhecimento verdadeiro devemos usar a razão, a dedução, devemos pensar sobre e assim conseguimos saber sobre algo, ao contrário do empirismo que pregava que devemos praticar e ter experiencias para chegar ao conhecimento verdadeiro, através dos sentidos que podemos ter certeza das coisas.

São pensamentos bem convincentes, mas na minha opinião o Kant ganha quando diz que são pensamentos válidos porém quando estão juntos, ou seja, o empirismo no fornece o material de estudo e precisamos usar a razão para organizar nossas ideias e fazer tudo fazer sentido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s