Direito, Faculdade e Dicas

Como foi o primeiro semestre da Faculdade de Direito?

Todos nós antes de entrar na faculdade já temos uma ideia do que seja, e é assustadora não é ? Pensamos que é um bicho de sete cabeças mas quando entramos finalmente e conseguimos ter essa experiência chegamos à conclusão que não é tudo aquilo que te falaram a vida toda na escola. Lógico, convenhamos que é bem mais puxado do que a escola mas também não é nada de tão extraordinário, afinal eu já fiz um post sobre As diferenças entre escola e faculdade, procura lá que vocês encontram.

No início eu estava tão nervosa para entrar na faculdade, com medo do que poderia acontecer mas depois de poucos dias se tornou uma rotina e fui me acostumando com o ambiente novo, as pessoas novas e os professores novos. Então tudo é questão de costume, no meu caso eu senti muito a diferença da escola e a faculdade por no ano anterior ter estado na escola ainda, uma mudança bem grande de um tempo para o outro, mas me adaptei rápido ou mais rápido do que eu pensava.

Os conteúdos da faculdade foram: português instrumental jurídico, psicologia jurídica, filosofia, economia, instituições jurídicas e ética e o ava ( uma matéria online de interpretação de textos). As matérias são totalmente introdutórias, foi muito pouco o que vi de fato que tenha haver totalmente com o o direito, talvez em instituições jurídicas e ética que eu tenha aprendido mais pois apresentou sobre STJ, STF, de que forma que são organizados, ministério público, advocacia, justiça do trabalho, justiça militar, policial e entre outros, nessa matéria foi possível entender o básico antes de começar o curso de Direito em si (mesmo que já faça parte do curso). Em psicologia jurídica também foi possível ler leis como a Lei Maria da Penha, Alienação Parental e o estatuto da Criança e do Adolescente. Em filosofia vi também sobre juspositivismo e jusnaturalismo.

Minhas notas foram boas, aliás eu as publiquei em meu perfil no Instagram voltado para os meus estudos (@estdedireito). Minhas técnicas de estudo foram mais voltados para vídeo aulas e pesquisas na internet, porque ainda no primeiro semestre não tive coragem de fazer perguntas para os professores. Além disso consegui ter a experiência de fazer meu primeiro seminário para quase 80 pessoas.

Por fim, o primeiro semestre foi tranquilo, as matérias foram tranquilas e as aulas tranquilas, talvez isso aconteça por ser o primeiro semestre e tudo ter sido mais leve, mas não espero que continue assim pois sei que a Faculdade de Direito é pesada mas tudo vai valer a pena no final.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s