Filosofia

Momento Filosófico| Santo Agostinho e o cristianismo

Agostinho nasceu em 354, ele foi um dos mais importantes teólogos de toda a história do cristianismo e da filosofia ocidental. É importante saber que na época de Santo Agostinho a filosofia estava em ascensão, então no que consiste a filosofia ? Seria basicamente o refletir sobre a existência de tudo e todos, fazendo com que procuremos essas respostas usando uma das ferramentas chamadas de razão, então como todos estavam adorando a filosofia em suas vidas, aceitar os dogmas como “verdade absoluta e incontestável” era impossível para a população da época, a igreja estava em declínio sem muito fiéis frequentando-na.

Existiu o movimento da patrística feito por padres para tentar trazer mais seguidores a igreja, mas foi um ato falho, mas com a presença de Santo Agostinho, finalmente o “plano” dos padres deram certo. Agostinho então pensou em uma reformulação dos dogmas não perdendo sua essência mas tentando dar justificativas mais plausíveis para que se aproxime mais com a filosofia. Por exemplo, quando diziam que se Deus é um ser de bem, um ser perfeito, porque nós éramos maus em ocasiões, porque maometanos perfeitos? E a resposta era simples, nós humanos tenso o livre arbítrio de fazer o que bem entendermos, adeus nos concedeu isso, se somos maus e imperfeitos a culpa é inteiramente nossa.

Por fim, Santo Agostinho também usou como base em seu novo pensamento para ajudar o cristianismo, o pensamento de Platão que era um pensamento muito parecido com o pensamento da igreja na época que falava dos mundo sensível e ideal.

Isso foi um dos pensamentos e feitos mais importantes de Santo Agostinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s