Filosofia

Momento Filosófico|O pensamento de Aristóteles

Todos nós já ouvimos falar da filosofia clássica não é mesmo? Afinal, não tem como escapar da matéria de filosofia na escola, e na maioria das vezes não temos bons incentivos para estudar filosofia, mas o mínimo que conseguimos assimilar são os nomes: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Esses três filósofos citados, contribuem pro pensamento clássico (filosofia clássica). O Aristóteles foi um filósofo muito importante na Grécia antiga, sendo importante lembra que foi aluno da Escola Filosófica de Platão, e logo vem a nossa cabeça: “Já que o Aristóteles foi aluno de Platão, lógico que ele foi um filósofo com os pensamentos iguais ou precisos ao seu mentor” e a resposta é definitivamente NÃO. Aristóteles morava em uma cidade pequena, e foi para a Grécia apenas para estudar filosofia na escola de Platão, depois de terminar seus estudos voltou para sua cidade natal onde teve a ideia de montar sua própria escola filosofia, que seria chamado mais tarde de Liceu. Após sua volta da Grécia, ele começou a pensar sobre muitas coisas, ele deixou mais amplo o seu campo de conhecimento abrangendo a metafísica, física, poesia, ética, política, zoologia, música , biologia e etc.

O pensamento mais conhecido de Aristóteles é oposto ao pensamento de seu mentor Platão, que diz basicamente que não existe dois mundos, ocasionalmente não existe o mundo das ideias, apenas esse que estamos agora. O conhecimento então não pode ser conquistado apenas no mundo das ideias, mas através dos sentidos: visão, tato, olfato, paladar e etc, é dessa forma que conseguimos aprender e conhecer as coisas. Por isso, que Aristóteles foi considerado materialista.

Mais tarde o pensamento aristotélico seria utilizado por filósofos árabes com relação ao cristianismo, onde acreditava que se contrapunha com os pensamentos religiosos da igreja cristã na época, mas com a ajuda de S. Thomas de Aquino, o pensamento foi revertido ao favor da igreja, mas isso é assunto para outro post.

Por fim, Aristóteles foi um filósofo muito importante na filosofia, pois seus pensamentos são usados até hoje, e estudados vigorosamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s