Direito, Faculdade e Dicas

Verdades e mentiras sobre a faculdade de direito

Todos nós sabemos que existe verdades e mentiras sobre qualquer profissão, todos nós temos percepções sobre as coisas mesmo que a gente não conheça de fato, isso não só tem relação com profissões mas tudo que existe, nós querendo ou não temos uma opinião sobre tudo, mesmo sem conhecer, isso faz parte de nós. Mas eai.. que tal saber o que é verdade e o que é mentira das faculdade temidas de Direito. Aqui estão algumas frases muito ouvidas sobre a faculdade de direito:

1- Para fazer direito você precisa falar bem em público.

De fato. Mas isso não é um pré-requisito, a faculdade de direito vai aperfeiçoar essa qualidade em você, então você não precisa ser necessariamente um orador que fala, fala e fala em público. Caso você não fale bem em público (como eu) e tem interesse na faculdade de direito e acha que isso é um empecilho, pode tirar isso da sua cabeça, procure formar de superar esse medo de falar em público, pois a facundidade de direito vai exigir algumas vezes que você se expresse de alguma forma, então se você tem pavor de falar em público talvez você possa procurar outras áreas do Direito que não se insira na oralidade.

2- Para fazer a faculdade de direito precisa ler muito.

De fato. Mas pense que em qualquer faculdade que escolher você vai ter que ler, afinal a leitura e a principal ferramenta de aprendizagem que existe, então da leitura meu amigo(a), você não vai conseguir fugir não escolhendo direito.

3- Você precisa ter uma personalidade forte para ser um estudante de direito, nada de timidez.

O que? Não existe um perfil certo para um estudante de direito nem uma personalidade específica, a única coisa que você precisa é ter o seu objetivo claro na cabeça que você chega lá. Então, para fazer a faculdade você não precisa necessariamente ser aquele tipo de pessoa que quer discutir sobre qualquer coisa com qualquer pessoas, ou uma pessoa questionadora e muito menos nada tímido(a), seja você mesmo, tendo em mente o seu objetivo futuro, nada irá te impedir.

4- Você precisa saber todas as leis de cor e salteado.

Errado. Você não precisa decorar palavra por palavra das leis, apenas saber e compreender o que elas querem passar, ou seja, você precisa entender a ler e não decorar.

5- Preciso ter a interpretação de texto perfeita.

De fato. Para ser um bom advogado ou qualquer área dentro do direito você precisa ter uma compreensão de texto boa, afinal a partir de sua interpretação das leis que você vai trabalhar. Mas se você não tem esse requisito (clara compreensão de texto) será algo que durante a faculdade você era treinar e treinar, até possuir.

6- Todo advogado / estudante de direito é chato e arrogantemente.

Logicamente que NÃO. A arrogância, desrespeito e chatisse não vem do direito, vem do ser humano, então claramente pode existir um administrador chato e arrogante, um economista chato e arrogante, um médico chato e arrogante e assim por diante. Existe uma grande taxação a aqueles que escolheram essa profissão que são chatos e arrogastes, mais precisamente que essa pessoa gosta de se achar mas isso não é culpa do direito mas da pessoa que está em questão.

7- Se eu faço direito vou ser advogado

ERRADÍSSIMO. Quando comentando com qualquer pessoa podendo ser da nossa própria família ou não que estamos estudando direito vem a seguinte resposta “Olha só, ele(a) vai ser advogado(a)”, mas quando fazemos o bacharel em direito não significa que vamos automaticamente nos tornar um advogado, existe outras áreas do direito como juiz , promotor e até mesmo fiscal.

8- Para fazer direito eu preciso amar a profissão.

LÓGICO. Você precisa amar qualquer profissão que vá fazer, não importa qual seja. O importante é que você alcance a felicidade fazendo aquilo que te faz se sentir bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s