Filosofia, Opinião

Hobbes e o humano essencialmente mau

Não só nos dias atuais mas sempre o ser humano sempre teve a posição do mais maldoso em sua existência. Como diz Hobbes, “O homem é essencialmente mau”. A diferença é que a maldade está no nosso DNA, nós sabemos que a maldade existe porém não nos importamos com ela ou simplesmente não procuramos formas de eliminá-la da nossa vida.

Hobbes existiu entre os séculos 16 e 17 e já tinha a concepção de que o ser humano é ruim, faz parte da nossa natureza (O Levitã). Mas de fato faz parte da nossa natureza? Será que algum dia nascemos puros e essa pureza foi corrompida com o passar do tempo?

Hobbes também acreditava que por a nossa natureza ser ruim (sermos maus), não saberíamos viver em sociedade, a maldade nos torna insociais e com isso vem a intervenção do Estado para controlar essa convivência entre humano e humano. Ou seja, o Estado deve ditar as regras para se conviver da melhor maneira já que o humano por si só não tem capacidade de fazer isso por ser naturalmente mau. Para que o ser humano por fim se torne social é necessário um acordo entre eles, que reúnam ideias e regras para que isso funcione de total ordem. Essa vai ser sua tese básica para defender o absolutismo, acreditando que a liberdade humana é algo ruim, porque a partir do momento que eu tenho a total liberdade de fazer o que eu bem entender não haverá felicidade, pois assim se eu quiser por exemplo roubar o carro do meu vizinho eu poderei fazer isso, porém estarei ferindo sua felicidade da mesma forma que outro pode ferir a minha.

Quando acreditando no pensamento de Hobbes, acreditando que o ser humano é essencialmente mau e não a nada que possa mudar isso. Por isso ao invés disso devemos nos preocupar com a nossa cidadania , nos preocupar em pensar racionalmente sobre os nosso atos, de pensar se estamos tendo o pingo de humildade , empatia e respeito com o próximo, isso é mais importante do que taxar o ser humano como naturalmente mau ao invés de procurar formas de que isso mude. Por fim não aceite a ideia de Hobbes como verdade absoluta e inalterável, ele foi um brilhante pensador e o que ele coloca em tese tem total razão, mas não devemos ter o conformismo de ter na cabeça essa ideia e não fazer nada a respeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s